Você sabia que 3 de dezembro é o Dia de Doar?
Um grande movimento para promover a cultura de doação, tornando o país mais generoso e solidário, por meio da conexão de pessoas com causas.
O Instituto Fazendo História convida você a se conectar conosco e conhecer o apadrinhamento financeiro. É simples e transformador :)
Muito mais do que um mero documento burocrático, o Projeto Político Pedagógico (PPP) é o norte da instituição de acolhimento.
A pergunta contida no título dessa seção foi uma das indagações mais ouvidas durante o processo de investigação que deu origem a esta dissertação. Durante dois anos, não foram raros os momentos em que, ao apresentar a pesquisa em eventos científicos ou fora deles, ouvíamos questões como: “Por que estudar vivências afetivo-sexuais somente de adolescentes negras?”; “Afeto não tem cor!”; “Adolescência é adolescência, independente da cor”.
A adoção compartilhada surge como uma tentativa das Varas da Infância e da Juventude (VIJ) para enfrentar tal situação. Nessa estratégia, oferece-se a possibilidade de diferentes famílias adotarem separadamente irmãos, inclusive os mais velhos, com o compromisso de manter o vínculo e a convivência entre eles. Dessa forma, espera-se que as famílias sejam reconhecidas em suas limitações para o número de filhos e, ao mesmo tempo, garantam o direito à convivência entre irmãos.
Se para qualquer pai ou mãe às vezes é difícil estabelecer limites esse desafio é talvez ainda maior em serviços de acolhimento. Além de acolher um número maior (de 10 a 20 crianças, dependendo do serviço), muitas vezes as crianças e adolescentes expressam em seus comportamentos suas histórias vividas. Além da ruptura vivida pelo acolhimento em si, frequentemente passaram por situações de violência, abuso ou negligência.
Desde que os serviços de acolhimento deixaram de ser orfanatos, cujo trabalho não existia uma preocupação com a formação integral da criança, o dia-a-dia nessas instituições busca ser o mais parecido possível com o de uma família. E essa nova visão sobre a acolhida de crianças e adolescentes levou logicamente a uma mudança sobre o papel de quem cuida deles. Assim, todo adulto que trabalha com essas crianças é muito mais do que um funcionário, um monitor ou simples instrutor, como já foram chamados. Todos eles são educadores, no sentido mais amplo do termo.
40 mil crianças e adolescentes vivem em serviço de acolhimento no Brasil. Eles foram separados de suas famílias de origem por diferentes motivos e precisam de cuidado, amor, vínculo e referência para crescerem fortes e independentes.
A edição deste ano do programa Criança Esperança, da Rede Globo, contou com a presença de William Jonathan, um garoto muito especial para nós do Instituto Fazendo História.
Neste ano, o Instituto Fazendo História chegou em dois novos lugares!
Iniciada em fevereiro e finalizada em agosto, o Instituto Fazendo História e a Dadivar desenvolveram uma linda parceria que rendeu muitos frutos.
Desde quinta-feira, dia 5 de setembro, o Instituto Fazendo História se manifesta de forma pública e indignada com a notícia de que o Conanda teve seu funcionamento alterado, inviabilizando seu processo democrático e técnico, conforme publicou o Diário Oficial da União daquele dia.
Era uma vez a menor ilha do mundo. Embora fosse pequena e não possuísse cavernas, densas florestas, profundos vales ou ardilosas grutas, recebia muitas visitas e celebrações.
Nos dias 26 e 27 de junho, foi realizado o 1º seminário para profissionais dos serviços de acolhimento selecionados. Esta ação ocorreu no Hotel Manhattan, em Brasília, e teve como objetivos: apresentar os princípios que norteiam todas as linhas de atuação do Instituto Fazendo História através de uma contextualização histórica do funcionamento dos serviços de acolhimento no Brasil; apresentar os objetivos do trabalho com histórias de vida; e formar profissionais como mediadores de leitura.
Basta abrir o jornal e não faltam notícias em que os personagens são “menores” que cometem “crimes”. Mas o que pouca gente percebe é que esses registros escondem outro problema: termos que deveriam ser usados apenas para adultos se tornaram corriqueiros para falar de adolescentes…
Em Julho de 2017, a ChildFund Aliança, Save the Children International, Plan Internacional, SOS Aldeias Infantis Internacional, Federação Internacional de Terre des Hommes e Visão Mundial Internacional realizaram o seminário “Joining forces to accelerate the implementation of the Sustainable Development Goals (SDGs) for children”. Nesse encontro foi definida uma estratégia de intervenção para garantir que a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) impulsione uma mudança na realização dos direitos das crianças.
O Instituto Fazendo História publica periodicamente situações cotidianas dos serviços de acolhimento, para estimular reflexões e a construção de estratégias a partir de critérios técnicos e não pessoais.
As situações apresentadas fazem parte do kit de Formação “Vamos abrir a roda” e abrangem diferentes temáticas: adolescência, bebês, agressividade e limites, histórias de vida, ritos de passagem, entre outras.
Para pensar! O tema das duas situações de hoje é: Trabalho com famílias
O Instituto Fazendo História publica periodicamente situações cotidianas dos serviços de acolhimento, para estimular reflexões e a construção de estratégias a partir de critérios técnicos e não pessoais.
As situações apresentadas fazem parte do kit de Formação “Vamos abrir a roda” e abrangem diferentes temáticas: adolescência, bebês, agressividade e limites, histórias de vida, ritos de passagem, entre outras.
Para pensar! O tema das duas situações de hoje é: Sexualidade/ Adolescência
O Instituto Fazendo História em parceria com a Rede de Conhecimento Social registrou fotos e interações que refletem o olhar de crianças sobre a cidade e os espaços nos quais circulam.
O trabalho foi realizado durante a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância da cidade, realizado pela Prefeitura municipal em parceria com diversas instituições da sociedade civil que fazem parte da Rede Nossa São Paulo.
O Instituto Fazendo História entende que o dinheiro aplicado no sistema educacional representa o mais importante investimento de nosso país e lamenta os recentes cortes orçamentários no Ministério da Educação.
Na tarde de hoje, 8 de maio, o Instituto Fazendo História participou do seminário "A Criança e o Adolescente no Congresso Nacional", realizado pela Fundação Abrinq, que lançou a versão mais recente do Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente…