Para que um dia todas as crianças e os adolescentes do país tenham seus direitos garantidos é preciso uma sociedade civil atenta, participativa e comprometida.
Como acontece
Os principais objetivos da área de Advocacy do Instituto Fazendo História são, em âmbito nacional, aumentar a proporção de crianças e adolescentes em acolhimento familiar (Serviços de Acolhimento em Família Acolhedora) em comparação ao acolhimento institucional (Abrigo e Casa-Lar) e diversificar a oferta de apoio aos jovens que saíram ou sairão dos serviços de acolhimento pela maioridade.
O nosso Advocacy atua na defesa do direito à convivência familiar e comunitária garantido pelo artigo 227 da Constituição Federal e pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Procuramos influenciar a formulação e implementação de políticas públicas voltadas para crianças, adolescentes e famílias que estão com seus vínculos rompidos ou fragilizados. Nossa atuação pode ocorrer por meio de campanhas na mídia, participação em eventos públicos, publicação de documentos, pesquisas e estudos, diálogo com membros do executivo, do judiciário e legisladores.
Representar o IFH em conselhos de direitos, movimentos, redes, coalizões, eventos, debates, audiências e reuniões fortalece nossa incidência técnica e política e permite uma atuação articulada com o poder público e com a sociedade civil.
Através da participação nesses espaços, damos visibilidade aos desafios e construímos relações institucionais que permitam enfrentar de forma coletiva problemas nas políticas da convivência familiar e comunitária e do acolhimento para crianças e adolescentes.
Responsável
Débora Vigevani
debora@fazendohistoria.org.br