Acolhimento em Rede emergiu como um grupo colaborativo de discussões, trocas e reflexões sobre a medida protetiva de acolhimento para crianças e adolescentes.
O papel do Instituto Fazendo História tem sido o de dar suporte tecnológico para permitir que pessoas envolvidas com o acolhimento de crianças e adolescentes e as redes que já existem se beneficiem de um espaço virtual de conexão, com o interesse em compartilhar conhecimento de forma distribuída.
Como acontece
Em 2010, o Instituto Fazendo História realizou uma pesquisa com profissionais da rede, sobre o desejo de se ter um espaço em rede para aprimorar e compartilhar as questões pertinentes ao acolhimento. Nessa pesquisa foi constatado que, mais do que interessadas, essas pessoas estavam dispostas a dar o pontapé inicial para pôr em prática esta iniciativa. E foi assim que em julho de 2010 um grupo de quase 100 pessoas deu início ao Acolhimento em Rede.
No Acolhimento em Rede, o acolhimento, de fato, é feito para quem trabalha direta ou indiretamente em serviços de acolhimento para crianças e adolescentes. Os profissionais dos serviços de acolhimentos se veem, muitas vezes, isolados em sua atuação. Ainda que realizem trocas entre a equipe, a troca com profissionais de outros serviços, de outras regiões e com outras práticas é fundamental para aprimorar a área como um todo.
Hoje são mais de 1500 membros que atuam direta ou indiretamente em instituições de acolhimento, comprometidos com o constante aprimoramento das práticas nesta área. Fazem parte desta rede profissionais de vários estados do Brasil e das mais diversas formações e funções na rede de proteção à criança e ao adolescente (assistentes sociais, psicólogos, conselheiros tutelares, educadores, advogados, estudantes e acadêmicos, entre outros).
o grupo é aberto para toda pessoa que tenha interesse em aprender e contribuir com o bem cuidar. para fazer parte, clique aqui ou mande um e-mail para relacionamento@fazendohistoria.org.br
Responsável
Flavia Alves
relacionamento@fazendohistoria.org.br