Entre os dias 13 e 15 de agosto, o Instituto Fazendo História participou do III Congresso Internacional de Acolhimento Familiar que aconteceu em Curitiba.
blog
Entre os dias 13 e 15 de agosto, o Instituto Fazendo História participou do III Congresso Internacional de Acolhimento Familiar que aconteceu em Curitiba.
Nos dias 26 e 27 de junho, foi realizado o 1º seminário para profissionais dos serviços de acolhimento selecionados. Esta ação ocorreu no Hotel Manhattan, em Brasília, e teve como objetivos: apresentar os princípios que norteiam todas as linhas de atuação do Instituto Fazendo História através de uma contextualização histórica do funcionamento dos serviços de acolhimento no Brasil; apresentar os objetivos do trabalho com histórias de vida; e formar profissionais como mediadores de leitura.
Em junho, em parceria com o Instituto Samuel Klein, lançamos nossa nova publicação “Famílias Acolhedoras - Acolhendo a Primeira Infância”. O livro foi pensado com o objetivo de compartilhar os fundamentos e procedimentos do Instituto Fazendo História quanto à execução de seu Serviço de Acolhimento em Famílias Acolhedoras, contribuindo para sua implementação e gestão qualificada em todo o país.
Basta abrir o jornal e não faltam notícias em que os personagens são “menores” que cometem “crimes”. Mas o que pouca gente percebe é que esses registros escondem outro problema: termos que deveriam ser usados apenas para adultos se tornaram corriqueiros para falar de adolescentes…
Em Julho de 2017, a ChildFund Aliança, Save the Children International, Plan Internacional, SOS Aldeias Infantis Internacional, Federação Internacional de Terre des Hommes e Visão Mundial Internacional realizaram o seminário “Joining forces to accelerate the implementation of the Sustainable Development Goals (SDGs) for children”. Nesse encontro foi definida uma estratégia de intervenção para garantir que a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) impulsione uma mudança na realização dos direitos das crianças.
Acolher quer dizer admitir alguém em seu convívio; abrigar; hospedar. No Acolhimento em Rede, o acolhimento, de fato, é feito para quem trabalha direta ou indiretamente em serviços de acolhimento para crianças e adolescentes.
O Instituto Fazendo História publica periodicamente situações cotidianas dos serviços de acolhimento, para estimular reflexões e a construção de estratégias a partir de critérios técnicos e não pessoais.
As situações apresentadas fazem parte do kit de Formação “Vamos abrir a roda” e abrangem diferentes temáticas: adolescência, bebês, agressividade e limites, histórias de vida, ritos de passagem, entre outras.
Para pensar! O tema das duas situações de hoje é: Trabalho com famílias
O Instituto Fazendo História publica periodicamente situações cotidianas dos serviços de acolhimento, para estimular reflexões e a construção de estratégias a partir de critérios técnicos e não pessoais.
As situações apresentadas fazem parte do kit de Formação “Vamos abrir a roda” e abrangem diferentes temáticas: adolescência, bebês, agressividade e limites, histórias de vida, ritos de passagem, entre outras.
Para pensar! O tema das duas situações de hoje é: Sexualidade/ Adolescência
Para quem está em um serviço de acolhimento, a espera de voltar ao convívio da família ou de encontrar uma nova, as chances não são todas iguais. Há um grupo de crianças e adolescentes que têm menos probabilidades de encontrar pais adotivos e já não têm chances de voltar para a família de origem. Especialmente para esses, a figura de um padrinho ou madrinha – alguém que possa acompanhá-los de perto no processo de amadurecimento – pode fazer toda a diferença.
O Instituto Fazendo História em parceria com a Rede de Conhecimento Social registrou fotos e interações que refletem o olhar de crianças sobre a cidade e os espaços nos quais circulam.
O trabalho foi realizado durante a elaboração do Plano Municipal da Primeira Infância da cidade, realizado pela Prefeitura municipal em parceria com diversas instituições da sociedade civil que fazem parte da Rede Nossa São Paulo.
A seguinte nota foi escrita pelas entidades que compõem o Movimento pela Proteção Integral de Crianças e Adolescentes, do qual o Instituto Fazendo História faz parte.
O Instituto Fazendo História entende que o dinheiro aplicado no sistema educacional representa o mais importante investimento de nosso país e lamenta os recentes cortes orçamentários no Ministério da Educação.
Na tarde de hoje, 8 de maio, o Instituto Fazendo História participou do seminário "A Criança e o Adolescente no Congresso Nacional", realizado pela Fundação Abrinq, que lançou a versão mais recente do Caderno Legislativo da Criança e do Adolescente…
É com enorme prazer e entusiasmo que o Instituto divulga os 10 serviços de acolhimento selecionados para participar do projeto “Fazendo História em Brasília”…
Trabalhar com histórias de vida é uma prática garantida por Lei. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), em seu artigo 100, estabelece o princípio da obrigatoriedade da informação e participação…
Quer fazer história conosco? É simples, até do dia 30/04, você pode destinar 3% do seu Imposto de renda devido para nossos projetos incentivados, apoiando crianças e adolescentes acolhidos.
Para doar, é necessário fazer o depósito identificado com nome e CPF na conta abaixo da Associação Fazendo História:
· CNPJ: 07.325.044/0001-30
· Banco: 001 – Banco do Brasil
· Agência: 4328-1
· Conta corrente: 3157-7
· Finalidade: Lei Rouanet- doação.
· Projeto: Fazendo Minha História Brasília
Ao final, envie o comprovante de depósito com seus dados (nome, CPF, endereço) para daniela@fazendohistoria.org.br que encaminharemos o Recibo de Mecenato necessário para sua declaração de IR.
**Se preferir, entre em contato com a Daniela (daniela@fazendohistoria.org.br ou 11 3021 9889) e ela te apoia nesse processo, te dando ainda mais segurança!**
Participamos ativamente da primeira reunião do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, (CONANDA) contribuindo para o planejamento estratégico do biênio de 2019/20.
Em parceria com o Instituto Samuel Klein, iniciamos em esse ano o projeto Família Acolhedora - uma prioridade, com o objetivo ampliar o acolhimento familiar para crianças separadas de suas famílias no Estado de São Paulo.
Para celebrar os apadrinhamentos que se iniciaram mais recentemente, realizamos encontros bem especiais no Parque da Água Branca, em São Paulo. No formato de “sarais”, as histórias das novas relações de apadrinhamento foram compartilhadas de formas muito variadas, não faltando emoção para todos os envolvidos.
Voltamos para compartilhar novidades do projeto “Fazendo História no Interior de São Paulo”, em desenvolvimento com apoio do MINC e financiamento da Ferring Pharmaceuticals Brasil, Socopa, Tirreno e Leite Fazenda Bela Vista.