Foi sem dúvida um ano de importantes conquistas para o Instituto Fazendo História. Essas conquistas são reflexo de um trabalho sério, comprometido e, principalmente, com foco em melhorar a experiência de acolhimento de 40.000 crianças e adolescentes em todo o Brasil…
Foram 16 famílias acolhedoras voluntárias, bem formadas e supervisionadas para garantir o melhor desenvolvimento possível para cada uma das 20 crianças que precisaram ser separadas de suas famílias e tiveram a oportunidade de vivenciar um acolhimento de qualidade…
A metodologia do Grupo Nós, o programa do IFH voltado a adolescentes em processo de saído do acolhimento, é cada vez mais reconhecida como maneira de garantir um trabalho efetivo com jovens na transição do acolhimento para a vida autônoma..
A publicação “Psicoterapia com crianças e adolescentes” é um sonho antigo do Instituto Fazendo História. Essa conquista, que tanto nos emociona, materializa um dos valores que é referência para nossas ações: “Compartilhar o conhecimento”.
No dia 20 de setembro aconteceu a oficina “Saúde Mental e Medicalização de Crianças e Adolescentes Acolhidos”, que contou com a participação da especialista Isabel de Barros Rodrigues, pedagoga e psicóloga com mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da USP…
Nos últimos meses, o Instituto Fazendo História participou de um momento importante da luta pelos direitos das crianças e adolescentes na cidade de São Paulo: compondo a equipe que pensou e implementou um plano de escuta das crianças pequenas para que elas participassem da construção do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI)…
Voltamos para compartilhar novidades do projeto “Fazendo História no Interior de São Paulo”, em desenvolvimento com apoio do MINC e financiamento da Ferring Pharmaceuticals Brasil, Socopa, Tirreno e Leite Fazenda Bela Vista…
No dia 23 de agosto de 2018 o Instituto Fazendo História promoveu a oficina “Crianças e adolescentes com deficiência: especificidades no acolhimento”, que contou com a participação da especialista Solange Aparecida Emílio, psicóloga, professora universitária e pesquisadora do campo das deficiências e dos processos de inclusão e Ricardo Estevam, psicólogo, coordenador do CREAS Ermelino Matarazzo…
Paulo Freire nos diz que para aprender a pensar é necessário aprender a pesquisar, ou seja, é preciso duvidar, se perguntar por quê. E a primeira pergunta que nos fazemos é sobre nós mesmos, o que parece bastante óbvio: quem somos, como nos nomeamos e nos reconhecemos?…
Atualmente 100 pessoas apoiam o Instituto mensalmente e são fazedoras de história. Atitudes como essas ajudam a manter o trabalho junto às crianças e adolescentes. Qual diferença você quer fazer no mundo?
A partir de junho, o Grupo nÓs, programa do IFH voltado para adolescentes que estão em processo de saída dos serviços de acolhimento, iniciou um projeto nas cidades de Guarulhos, Sorocaba, Ribeiro Preto e Jundiaí.
O FMH, programa que favorece o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes através da mediação de leitura e registro das histórias de vida em álbuns individuais, chega esse mês em mais 8 serviços de acolhimento….
Com orgulho, o Instituto Fazendo História apresenta o filme “18 anos, e agora? Do que precisa um jovem que sai do serviço de acolhimento” e compartilha com o mundo a realidade dos adolescentes que se desligam dos serviços de acolhimento ao completar a maioridade…
Pensar os desafios da adolescência nos coloca diante de inúmeras questões e a primeira delas, é que os desafios são muitos!…
Voltamos a divulgar notícias do projeto “Fazendo História no Interior de São Paulo”, em desenvolvimento com apoio do MINC e financiamento da Ferring Pharmaceuticals Brasil, Socopa, Tirreno e Leite Fazenda Bela Vista…
No dia 26 de julho de 2018 foi realizada a oficina “Limites, disciplina e punição nos serviços de acolhimento: do que estamos falando, com a participação das especialistas Madza Ednir e Yara Saião…
O IFH participou, em abril, do Encontro Nacional de Reordenamento do Serviço de Acolhimento de Crianças e Adolescentes, promovido pelo Ministério de Desenvolvimento Social e pela Secretaria Nacional de Assistência Social…
No dia 24 de maio de 2018 foi realizada a oficina "Projeto Político Pedagógico: Boas Práticas nos Serviços de Acolhimento” com as participações da especialista Cristina Rocha Dias, psicóloga com mestrado em psicologia clínica pela USP e supervisora no Instituto Fazendo História e da especialista Valéria Pássaro, coordenadora pedagógica das Casas Taiguara…
É com enorme prazer e entusiasmo que o Instituto divulga os 8 serviços de acolhimento selecionados para participar do projeto “Fazendo História no Interior de São Paulo”…
O respeito à história e o direito à verdade são a base para o trabalho com as crianças e adolescentes que estão nos serviços de acolhimento. Tão ou mais importante do que matriculá-los na escola, na capoeira, levá-los ao médico ou para passear, é poder proporcionar conversas sobre por que estão acolhidos e qual a relação que poderão ter com sua família (ou substitutos) a partir do momento do acolhimento.