Nos últimos meses, o Instituto Fazendo História participou de um momento importante da luta pelos direitos das crianças e adolescentes na cidade de São Paulo: compôs a equipe que pensou e implementou um plano de escuta das crianças pequenas para que elas participassem da construção do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), lançado oficialmente na semana passada.
A mobilização da rede de colaboradores fez com que diversas crianças participassem, contando o que mais gostavam e o que menos gostavam na cidade e no serviço de acolhimento por meio de depoimentos, fotos e desenhos. Tudo foi feito através de parceria com a Rede de Conhecimento Social, Secretaria da Educação e Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.
O IFH participou ainda de 5 oficinas, com a duração de um dia cada, promovidas pela secretaria de governo do Município de São Paulo para a efetiva construção do PMPI. Em parceria com diversas secretarias, pode-se contemplar nas metas o acolhimento conjunto (mãe-bebê), acompanhamento mais próximo dos bebês de mães em situação de rua e dependentes químicas, a ampliação de serviços de famílias acolhedoras e a guarda subsidiada na família extensa, a "família guardiã".
Dentre outras grandes conquistas, O Instituto Fazendo História foi uma das dez organizações da Sociedade Civil organizada que contribuiu, inclusive compondo o comitê de redação do PMPI.
Confira a versão preliminar do documento: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/Plano%20Municipal%20pela%20Primeira%20Inf%C3%A2ncia.pdf