Voltamos a divulgar notícias do projeto “Fazendo História em Brasília”, em desenvolvimento com apoio do Ministério da Cidadania.
Após o 1º seminário para profissionais, evento já noticiado aqui, os serviços de acolhimento selecionados se dedicaram a colocar em prática ações de mediação de leitura em sua rotina. Em julho, a equipe do FMH visitou cada casa para ajudar a planejar momentos regulares com os livros. Nestas visitas, foram esclarecidas dúvidas sobre a implementação da metodologia e planejada a gestão do trabalho no dia a dia da casa.
Depois disso as bibliotecas começaram a ser montadas; crianças e adolescentes começaram a entrar em contato e valorizar o universo literário; os educadores passaram a adotar em sua rotina de trabalho a prática de ler e se relacionar afetivamente com as crianças através de uma boa leitura!
Em julho e agosto, foi realizada a formação de voluntários que desenvolvem atividades de mediação de leitura e construção de álbuns de histórias de vida com as crianças e adolescentes dos serviços de acolhimento parceiros.
Nos dias 21 e 22 de outubro, foi realizado o 2º seminário para os profissionais com objetivo de compartilhar boas práticas e fortalecer o papel de mediador de leitura entre os participantes, através de novas atividades e debates. Além disso, foram feitas diversas reflexões sobre a importância do trabalho com histórias de vida no contexto do acolhimento e apresentadas atividades artísticas e educacionais que promovem e fortalecem esse trabalho. Um dos recursos trabalhados foi a construção de álbuns de histórias individualizados com fotos, colagens, pinturas, desenhos e textos autorais produzidos pelas próprias crianças e adolescentes com auxílio de um adulto.