No dia 31 de janeiro de 2023, o Instituto Fazendo História realizou a sexta oficina presencial do Projeto Formação Profissional para o Trabalho com Jovens, com o apoio do FUMCAD (Fundo Municipal da Criança e do Adolescente), no Instituto Pólis. Com o tema "ESTRATÉGIAS E REFLEXÕES SOBRE O PPP". O encontro foi direcionado aos profissionais da Rede Socioassistencial e do Sistema de Garantia de Direitos da Cidade de São Paulo.
Para esse encontro, convidamos Valéria Pássaro, pedagoga e especialista em educação e acolhimento, para conduzir esta oficina. A palestrante compartilhou sua experiência na construção do PPP no serviço em que trabalhou por muitos anos, abordando os desafios, conquistas, preocupações e algumas das estratégias que ela implementou. Ela inicia sua abordagem com uma observação crítica sobre o papel do pedagogo nos serviços de acolhimento. Ela destaca que a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP) não é uma responsabilidade exclusiva desses profissionais, fazendo um alerta: "Não solicitem aos pedagogos que resolvam os problemas dos projetos políticos pedagógicos das instituições".
Valéria ressalta a inadequação de simplesmente copiar e colar o PPP, já que ele está intrinsecamente ligado à realidade específica de cada serviço de acolhimento. Ela argumenta que uma instituição com diversos serviços não pode criar um PPP genérico que sirva para todos os espaços, enfatizando a necessidade de que cada serviço tenha o seu próprio PPP. Isso se deve à singularidade de cada grupo, composto por profissionais ou acolhidos com diferentes vivências. Valéria destaca a importância de ouvir todas as partes envolvidas e exemplifica, questionando se, por exemplo, o PPP prevê um trabalho com a família que, para a especialista, é fundamental.
A palestrante enfatizou que a construção do PPP deve ser realizada no serviço e por aqueles que ali estão e destacou a importância de valorizar as vivências das crianças e adolescentes acolhidos, tanto na elaboração quanto na garantia do seu desenvolvimento.
Confira o vídeo com a oficina completa: clique aqui.
Valéria Pássaro é pedagoga e especialista em educação e acolhimento. Com uma vasta experiência, ela atuou como coordenadora na Casa das Expedições e atualmente desempenha o papel de diretora executiva na Moradia Associação Civil. Ao longo de mais de 30 anos dedicados à área de acolhimento institucional, esteve na vanguarda das mudanças, não apenas nas legislações pertinentes, mas também nas propostas de acolhimento e em como essas transformações impactam os diversos equipamentos.