O projeto "Adoção: Início dos novos vínculos" é um programa de intervenção e pesquisa, idealizado através de uma colaboração entre o Núcleo de Pesquisa e Intervenção em Famílias com Bebês e Crianças (NUFABE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e o Instituto Fazendo História.
Tem o objetivo de apoiar famílias que receberam seus filhos (de o a 6 anos) por adoção e estão enfrentando dificuldades na construção dos vínculos afetivos. Através do envio de vídeos sobre temas relacionados à adoção e de conversas com psicoterapeutas especialistas no tema, o programa visa auxiliar essas famílias no processo de vinculação com seus filhos e filhas.
A ideia do projeto de intervenção teve origem em uma pesquisa que vem sendo realizada pelo NUFABE, em parceria com a Vara da Infância e Juventude de Porto Alegre desde 2016. O projeto intitulado “Transição para a parentalidade adotiva: pesquisa e intervenção” têm buscado compreender a experiência de pais e mães por adoção desde a espera no Cadastro Nacional de Adoção até como se dá a formação dos vínculos nas famílias que recebem seus filhos (as).
O "Adoção: Início dos novos vínculos" foca na redução de fontes de estresse tóxico para as crianças e para os pais, ao apoiar relacionamentos positivos entre pais e filhos no período pós-adoção. Estudos (Silva & Frizzo, 2019) indicam que experiências positivas no período pós-adoção auxiliam na promoção do desenvolvimento infantil global da criança!
O projeto "Adoção: Início dos novos vínculos" está atualmente conduzindo um estudo piloto, apoiado pelo iLab Primeira Infância, uma iniciativa do Núcleo Ciência Pela Infância. O iLab faz parte da Frontiers of Innovation (FOI) – a plataforma de pesquisa e desenvolvimento (P&D) do Center on the Developing Child. O objetivo da FOI é acelerar o desenvolvimento de inovações baseadas na ciência que tenham impacto em grande escala para crianças e famílias que enfrentam adversidades.
Quer saber mais?
Instagram @adocao.vinculos
E-mail: projetoadocao@ufrgs.br