PARA BEBÊS E CRIANÇAS PEQUENAS


I) Caretas

Material 

Máquina fotográfica, livro da Coleção Toque e Sinta, canetinha


Vamos Lá 

Tirar fotos das caras e caretas das crianças diante das diferentes sensações que o livro traz. E registrar, no álbum, o que a criança fez a cada sensação. Por exemplo, se gostou de sentir o pelo macio do leão, se estranhou passar a mão na pele áspera do lagarto, etc. Talvez, esta seja uma boa oportunidade de envolver os educadores, buscando saber com eles de situações nas quais os bebês fazem caretas ou parecem sentir prazer.


Por quê?

O bebê ou a criança pequena não conhece o mundo ao seu redor, cabendo, portanto, aos adultos, a apresentação dos diferentes elementos do mesmo. Com essa atividade, a criança pode, em um primeiro momento, perceber as diversas sensações trazidas pelo livro. Para, em um segundo momento, poder classificá-las e categorizá-las.
 



II) Porquinho faz...

Material

Um dos seguintes livros: Porquinho faz uma cabana, Porquinho desenha, Porquinho sabe dançar (da Coleção Porquinho); máquina fotográfica e canetinha.


Vamos Lá 

Após a leitura do livro, tirar fotos do bebê (ou da criança pequena) fazendo algumas das coisas que já aprendeu, como por exemplo, as brincadeiras que sabe e gosta de realizar: empilhar blocos, empurrar cadeiras e andadores, prestar atenção ao móbile, brincar com o chocalho...


Por quê?

Desde pequenininhos os bebês têm suas preferências. Se elas não forem registradas, como saberão as crianças, quando crescerem, se eram espoletas ou quietinhas, se preferiam às bolas aos carrinhos, etc
 



III) Minhas Primeiras Palavras

Material

Qualquer livro com poucas palavras e fartas e interessantes ilustrações


Sugestões

“Gato”, “Coleção Ninoca”, Coleção Bolinha”; canetinha.


Vamos Lá 

A partir da leitura do livro, registrar quais foram as palavras emitidas pela criança ou quais foram as tentativas feitas por ela. Novamente, os educadores da casa podem ter informações importantes a respeito das primeiras falas e pronuncias da criança!


Por quê? 

O livro é uma ferramenta importante para a estimulação do desenvolvimento da linguagem verbal das crianças pequenas.
 


 

IV) Minha Música Preferida

Material 

Livro “Quem canta seus males espanta”; rádio com CD player; papel sulfite; canetinha; giz de cera.
 

Vamos Lá 

Escolher uma das músicas para iniciar o encontro do Fazendo História e outra para encerrá-lo, criando, assim, um ritual de início e término do encontro. Registrar no álbum essas músicas e a função que tinham nos encontros com a criança e/ou o bebê.
 

Por quê? 

Os rituais marcam concretamente a passagem do tempo para as crianças pequenas e os bebês, organizando-os no tempo. A criação de rituais constitui-se, assim, numa importante ferramenta nos encontros com as crianças.
 



V) O dia-a- dia

Material

Livro “Olívia”; canetinha.


Vamos Lá 

Descrever em voz alta a rotina da criança ou do bebê: horário de acordar; tomar café, almoçar, jantar; brincar; tomar banho...


Por quê? 

Principalmente no caso dos bebês, a rotina é de suma importância para os mesmos, uma vez que, ao marcar o tempo concretamente, garante segurança e estabilidade para eles. É interessante ressaltar o fato da rotina ser construída em conjunto pelos profissionais da casa, bem como pelo bebê. Por exemplo, enquanto um determinado bebê dormirá tranqüilamente durante a maior parte da noite, outro trocará o dia pela noite. Os educadores da casa são de fundamental importância para o sucesso desta atividade. Envolva-os e aproveite!