No dia 24 de maio o Instituto Fazendo História realizou a oficina “Brincar é coisa séria - A importância das brincadeiras”,  que contou com a participação da fisioterapeuta pediátrica Dafne Herrero, pós doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP e consultora do brincar pela International Play Association; e da pedagoga Eugênia Fernandes, psicopedagoga clínica e institucional pela Universidade Estadual do Ceará e pós-graduanda em Direito da criança e do adolescente.

Dafne iniciou o encontro falando sobre a importância do brincar e da “ciência do brincar”, apresentando imagens das áreas de atividade cerebral com a comparação entre uma criança em movimento e uma criança que está parada, que explicitam a importância do movimento e do brincar. Apresentou em seguida um estudo que identifica a influência negativa das telas (televisão, tablet, celular) no desenvolvimento infantil, comparando desenhos de crianças que ficam expostas a estes estímulos eletrônicos. Dafne pontuou a importância da mediação de adultos no brincar, como estimuladores/mediadores da criança com o ambiente. Por fim, Dafne mostrou algumas das atividades que executa em sua casa, com seus próprios filhos, focando também na atual situação de pandemia, apresentando ideias e sugestões de atividades e formas de mediar a atividade e o movimento, sempre pensando de forma lúdica e estimulando o brincar.

Em seguida foi a vez de Eugênia Fernandes, que iniciou propondo uma atividade lúdica com música infantil - que todos os presentes cantassem, dançassem e participassem ativamente desta proposta, visando “trazer a criança interior” de cada um. Na sequência apresentou sua experiência do brincar como intervenção técnica pedagógica na cidade de Fortaleza, trabalhando no serviço de família acolhedora, estimulando a importância do brincar nos adultos acolhedores e crianças. Dentre as atividades de estimulação, apresentou a importância de fazer brincadeiras como “falar o nome da criança e dos familiares acolhedores” e como esse tipo de atividade, dentre outras, auxilia na integração da criança com a família acolhedora. Sua apresentação foi pautada na experiência e importância do papel técnico do pedagogo nesta mediação e estimulação do brincar no contexto de famílias acolhedoras no Ceará. Ao final apresentou um projeto chamado Brincar Itinerante e explicou a sua importância nesse processo de vinculação das crianças com as suas famílias acolhedoras. 

A palestra completa pode ser vista no nosso canal do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=kH6fFHFhr5c&t=423s

Veja também: