Voltamos para compartilhar novidades do projeto “Vivendo a Minha História no Vale do Paraíba”, em desenvolvimento com apoio do MINC e financiamento da Exportadora de Café Guaxupé, Editora FTD S/A, Socopa e Banco Paulista. Nos dias 10 e 11 de agosto foi realizado o 2º seminário com os profissionais dos serviços de acolhimento contemplados: Acolhimento Institucional para Adolescentes (Jacareí), Associação de Pais e Amigos de Adolescentes em Risco – Casa Feminina (São José dos Campos); Associação de Pais e Amigos de Adolescentes em Risco – Casa Masculina (São José dos Campos); Casa Transitória “Maria Silvia Perrota” (Taubaté); Cruzada Assistencial Padre João Guimarães – Casa dos Bebês (São José dos Campos); Cruzada Assistencial Padre João Guimarães – Casa dos Meninos e Meninas (São José dos Campos); Núcleo Municipal de Acolhimento ao Adolescente (Taubaté); Serviço de Acolhimento Institucional Provisório de Crianças (Jacareí).
O objetivo do seminário foi compartilhar as boas práticas iniciadas em cada serviço e fortalecer o papel de mediador de leitura entre os participantes, através de novas atividades e debates. Além disso, foram feitas diversas reflexões sobre a importância do trabalho com histórias de vida no contexto do acolhimento e apresentadas atividades artísticas e educacionais que promovem e fortalecem esse trabalho. Um dos recursos oferecidos foi a construção de álbuns de histórias individualizados com fotos, colagens, pinturas, desenhos e textos autorais produzidos pelas próprias crianças e adolescentes com auxílio de um adulto.
Após esse seminário, a equipe do FMH visitou cada serviço para ajudar a planejar e fortalecer as ações de mediação de leitura e as atividades artísticas e educacionais que fortalecem o trabalho com histórias de vida.
Nestas visitas, foi possível constatar que a bibliotecas montadas em cada serviço de acolhimento estão lindas, aconchegantes e convidativas!
Crianças e adolescentes frequentam esses espaços e estão cada vez mais encantados com o acervo literário entregue pelo projeto. Os educadores incluíram em sua rotina de trabalho a prática de ler e se relacionar afetivamente com as crianças através de boas leituras. Os voluntários formados e selecionados para participar do projeto ou os próprios funcionários dos serviços de acolhimento estão iniciando encontros com os meninos e meninas para desenvolvimento de atividades de mediação de leitura e construção dos álbuns de histórias de vida. Através da relação com um adulto de confiança, do contato prazeroso com os livros e das atividades artísticas, crianças e adolescentes melhoram a compreensão do texto e do mundo, fortalecem seus gostos e preferências, descobrem perguntas e respostas para assuntos da vida, são estimulados a falar de si e de suas histórias, dando novos significados para o vivido no passado e no presente.